JÁ PASSARAM POR AQUI !

MISSA DO 2º DOMINGO DA PÁSCOA

 2º DOMINGO DA PÁSCOA

DOMINGO SÃO TOMÉ

RITOS INICIAIS

DEUS NOS REÚNE

ü Canto inicial e procissão de entrada 

ü Sinal  da  Cruz

ü Acolhida presidencial
    P – Irmãos e irmãs, exultando com a glória da nossa vocação, chamados a transformar a sociedade, desejo que a paz de Cristo ressuscitado esteja convosco.

ü Comentário inicial

    C – O Senhor se manifesta ressuscitado em sua comunidade. Ele vem até nós através da comunidade reunida, vence os nossos medos, ele nos dá a sua paz e sopra sobre nós o seu Espírito. Celebremos a páscoa de Jesus que  se manifesta em todas as pessoas e grupos que promovem a reconciliação no meio de nós.

ü Aspersão da água
ü Glória
ü Oração  do dia

P – Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai em nós a graça da fé que nos destes. E fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu nova vida, e  o sangue que nos redimiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA  DA  PALAVRA

Deus nos fala


ü 1a leitura: Atos   4,32-35

    C – Celebrando a manifestação do Ressuscitado na comunidade dos discípulos, escutemos a descrição das primeiras comunidades cristãs, segundo os Atos dos Apóstolos.

ü Salmo responsorial   118 (117) 
    C - Demos graças ao Senhor que nos reúne em comunidade e nos faz viver em comunhão com Cristo ressuscitado.

ü  2ª leitura: 1João 5,1-6  

    C – Num contexto onde muitos grupos se apresentavam como seguidores de Jesus Cristo para justificar sua posições, escutemos os critérios que o apóstolo João apresenta para fazer este discernimento e o sentido do nosso batismo.

ü  Evangelho: João   20,19-31

    C – Vejam como João descreve a manifestação do Ressuscitado à comunidade dos apóstolos. Observemos a atitude de Tomé e acolhamos a boa notícia deste evangelho.  
ü Aclamação ao evangelho
ü Proclamação do evangelho

ü Homilia

ü Profissão de fé 
ü Oração dos fiéis
- Rezemos pelos cristãos que vivem uma fé sem compromisso com a transformação social. Para que Jesus os toque e os leve a reconhecer que a fé torna-se vida através da partilha com os mais necessitados. 

- Rezemos pelas pessoas que vivem com uma fé vacilante. Para que a misericórdia e a proteção divina sejam uma experiência viva na vida de tantos irmãos e irmãs que sofrem e vivem deprimidos.

- Rezemos pela Igreja, para que testemunhe com empenho o amor de Deus pela humanidade. Para que a ação evangelizadora da Igreja demonstre que Jesus, pelo seu amor, é o vencedor do mundo, contra o mal e a morte.

- Rezemos por todos nós, que, hoje, recebemos o sopro restaurador do divino do Espírito Santo. Para que a presença do Espírito Santo em nossas vidas, nos faça crescer na fé e na prática do perdão.

- Rezemos pela nossa comunidade. Para que todos nós saibamos viver o ensinamento da partilha da vida e da ajuda aos mais necessitados através da generosidade e da solidariedade.

LITURGIA  SACRAMENTAL
Deus nos santifica

ü Ofertório

ü Oração sobre as oferendas

ü Monição para a Oração Eucarística

    C – Pela Ressurreição de Jesus, Deus Pai restaura toda a criação. Ouvimos na reflexão da Palavra, que somos chamados a colaborar para que esta restauração aconteça em nosso meio, também em nível social. Façamos memória deste fato, louvando nosso Deus e Pai. Em silêncio, coloquemo-nos diante de Deus para participar deste mistério profundo.

ü Prefácio da Páscoa  IV

ü Santo

ü Oração  Eucarística  -  III

ü Monição para a Oração do Senhor

    P – Todos nós cremos que Deus é nosso Pai. Por isso, somos irmãos e irmãs uns dos outros. Com o sentimento de fé e de fraternidade, que partilha os bens com os necessitados, rezemos como o Senhor nos ensinou: Pai nosso...

ü Abraço da paz

ü Cordeiro de Deus

ü Convite para a comunhão

P – Felizes os que crêem mesmo sem ver e assumem com a própria vida o projeto divino. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
ü Canto de comunhão
ü Agradecimento 
ü Oração depois da comunhão

RITOS FINAIS

Deus nos envia

ü Avisos

ü Bênção  final  – Tempo pascal

ü Despedida

Testemunhe sua fé concretamente no Cristo ressuscitado através da caridade fraterna. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe
ü Canto final 


O QUE VALORIZAR NESTA CELEBRAÇÃO



Espaço celebrativo: O espaço celebrativo continuará na mesma tonalidade da festa da alegria do domingo passado. Por isso, o destaque ao Círio Pascal, que estará aceso desde o início da celebração, as flores, folhagens, velas... Aquilo, enfim que é necessário para demonstrar a alegria da celebração estará na celebração.

Aspersão: O presidente da celebração explica aos celebrantes, com uma breve monição, que todos serão aspergidos com a água batismal, consagrada na Vigília Pascal. Este rito quer renovar as promessas batismais para que, pelo modo de viver do cristão, proclame-se com a vida, a alegria da ressurreição do Senhor e seu projeto de vida.

Anotações práticas
Lembramos que não se trata de um rito penitencial. Trata-se de um rito para introduzir os celebrantes na dinâmica da alegria pascal, através da água do batismo. Havendo a aspersão, com o presidente da celebração passando por toda a igreja, ou ao menos no corredor central, omite-se o ato penitencial. Durante a aspersão, pode-se cantar uma das canções propostas para a Liturgia Batismal da Vigília Pascal.

Rito do glória: 
Já fizemos menção sobre a importância que é cantar com muita alegria o hino do Glória, durante o tempo Pascal. Por isso, sua equipe de celebração tenha o cuidado de escolher uma canção que seja alegre e conhecida por todos. Como se sabe, isso facilita a participação para se cantar melhor a celebração.


Abraço da paz: O abraço da paz poderá ser motivado como compromisso de fé e de solidariedade. Uma vez que pela ressurreição, Deus restaura todas as coisas em Cristo, o abraço da paz poderá ser um compromisso fraterno e, ao mesmo tempo, um empenho em favor de uma fé madura, que vê na comunidade o local de encontro com Cristo ressuscitado e, por isso, vai ao encontro dos necessitados.



FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!