JÁ PASSARAM POR AQUI !

ADMINISTRANDO A LIBERDADE

Administrando a Liberdade


O que é liberdade para você?


Liberdade é a forma mais simples de se sentir livre – seja qual for de que forma, pensando, agindo, rezando, brincando, trabalhando, viajando, estudando. Liberdade é poder revelar ao outro sua verdadeira identidade, ou seja, aquilo que realmente você é; de maneira que não dar mais para esconder o que se pensa e como agi diante das dificuldades apresentadas no nosso dia a dia.
A nossa maneira de se comportar, ou seja, como agimos com as nossas atividades cotidianas revela verdadeiramente aquilo que somos e quando não conseguimos revelar, isto é, mostrar para as pessoas o que realmente somos, é porque não estamos usando a liberdade como deveríamos. É claro que para vivermos a liberdade de forma autentica requer alguns critérios. Usufruir dar liberdade é acima de tudo ser uma pessoa autentica que não usa máscaras, nem malícia, nem disfarce para se relacionar com as pessoas.
Mediante isto, podemos elencar alguns ambientes onde podemos trabalhar com bastante responsabilidade, coerência, prudência aquilo que atualmente se aborda tanto como a liberdade de expressão: no trabalho, na escola, no seminário, na família, na igreja, na universidade.


É possível vivê-la aqui no seminário?
Como tem sido?


Claro que sim, creio que o lugar mais propício para se viver a liberdade na sua plenitude é na vida religiosa e principalmente num seminário. Para nós que somos seminaristas deve fluir sempre no nosso pensamento que a primeira resposta ao chamado presbiteral que demos não foi a uma criatura humana e sim a Deus. E o nosso Deus jamais nos chamaria para um lugar que houvesse escravidão.
Sinto-me a vontade vivendo no seminário, atualmente não sei como seria minha vida fora do seminário. Certamente que a vida comunitária não é fácil pra ninguém, quem afirmar que é fácil está mentindo. Mas o desejo de dar uma resposta ao Deus que nos chama a usufruir de uma total liberdade que Ele deseja não só para nós que estamos aqui, mas para o seu povo é muito maior.



Qual a frase, situação ou virtude que você destacaria do filme: “Mandela, luta pela liberdade”?

A sinceridade de Mandela e sua perseverança de acreditar nas pessoas (negros e brancos) – de não ter medo de mostrar seus ideais, sua filosofia de vida, como o desejo enorme de querer viver num mundo cada vez melhor. Uma África que pudesse dar os direitos com termos de igualdade tanto para negros como brancos, direitos que são reservados ao ser humano, independente de raças, nação, tênias e clãs.   


 FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!