JÁ PASSARAM POR AQUI !

DEUS SEMPRE ESTÁ CONOSCO

DEUS SEMPRE ESTÁ CONOSCO

Emanuel: Deus conosco

Num tempo e lugar escolhido por Deus, nasceu Jesus. Ele já era esperado desde Abraão (Gn 12) que viveu 1800 a.C. e foi contemporâneo da primeira civilização do mundo, os Sumérios. Antes de Jesus acampar em nosso meio, Deus chamou Moisés (1200 a.C.) para libertar o povo escolhido da escravidão. A Moisés (Ex 2) deu também as tábuas da lei, os 10 mandamentos (Ex 24, 12). Deus organizou seu povo incialmente em tribos e sempre lhes deu um juiz para lembrar ao povo da sua presença no meio deles. Entre esses Juízes destaca-se Débora (1100 a.C.), pois quando o povo estava aflito por causa de um povo que viam para destruí-los, ela acredito na presença de Deus caminhando com eles (Jz 4). E esse mesmo Deus que havia criado o mundo (Gn 1) e libertado o povo (Ex 14) nunca abandonaria o povo, assim como prometeu a Jacó e seus descendentes (Gn 46).
Esse pequeno povo que era escravo no Egito se transformou num grande Povo. Deus mandou para eles um Rei, chamado Davi (1010 a.C.) e prometeu que um dos filhos desse rei virá para governar eternamente (1 Rs 2). Mas o povo preferiu seguir ás más inclinações do seu coração do que obedecer a lei de Deus dada por Moisés. Mesmo assim Deus não abandonou o seu povo e mandou profetas para chamar o povo para conversão (Is 6). O egoísmo e ambição foi tão grande que o povo se dividiu e entre eles mesmo começaram a brigar (931 a.C) (2 Cr 10). E esse povo forte em Deus se tornou fraco por causa dos seus pecados e foi invadido por outros reis e se tornaram escravos (605 a.C.) (2 Cr 26, 17ss). Deus continuou a enviar profetas e o povo percebeu que sua vida de pecado leva a morte e a vida em Deus leva a vida e começaram a se converter (Jr 2).
Para que seus filhos não voltassem a cometer os mesmos pecados fizeram um livro contanto a história do seu povo. Para fazer esse livro rezaram muito e Deus inspirou muitos homens para contar a sua história de amor por todos os homens (Nm 8). Depois de 500 anos que tinham terminado de escrever esse livro chamado de Torá ou Lei, Deus enviou o seu único Filho, Jesus Cristo, pelo qual todo esse livro profetizava a sua presença aqui no meio de nós.
Ele nasceu de uma adolescente virgem chamada Maria que foi preparada por Deus para receber o seu filho (Mt 1). Deus deu um coração a essa menina sem maldade e com uma humildade sem igual. Logo quando o Menino Deus nasceu um profeta foi a Maria e disse a ela que ela ia sofre muito, pois os poderosos não iam acolher o seu Filho (Lc 2, 28ss). Esse menino cresceu e começou a sua missão aonde Moisés tinha terminado a sua, na margem do rio Jordão (Mt 3, 1).
Ele veio para libertar o povo, mas muitos preferiram ficar na escravidão do pecado. Ele assemelhou-se como um profeta, mas muitos preferiram deixar ir pelas tendências pecaminosas do coração. Ele quis ser Rei e governar a nossa vida, mas muito preferiram ser governados pela sua própria razão (Jo 1, 12.13). Entretanto os humildes, que se consideravam como pecadores e necessitados de Deus, Ele encontrou abrigo e transformou a vida deles. Aos cegos deu a visão, ao paralitico fez voltar a andar, a adúltera deu o perdão, ao morto ressuscitou. Foram tantos os milagres de Jesus que seu discípulo amado diz que mesmo se todos os livros do mundo falassem sobre Jesus não conseguiriam escrever tudo o que ele fez (Jo 21, 25).
Mas os poderosos ficaram com raiva do bem que Jesus fazia e decidiram mata-lo. Escolheram matar Jesus da forma mais banal para que seu nome fosse esquecido uma vez por todas. Mataram Jesus numa Cruz. Ele foi sepultado, mas no terceiro dia, como havia dito aos seus discípulos (Mc 8, 31-33) antes que morresse, Ressuscitou (Mt 28). Eles não conseguiram e nunca conseguirão fazer que o nome de Jesus seja esquecido, pois agora o Espírito Santo habita nos corações de que crê n’Ele. E esses receberão a vida eterna junto ao Pai já que na vida passageira preferiram seguir Jesus a deixar-se levar pelos prazeres da vida (Gl 5, 16-26). 

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!