JÁ PASSARAM POR AQUI !

CAMINHANDO COM MARIA (LUCAS, 1 26-45)

ORAÇÃO ANTES DE UMA FORMAÇÃO
SOBRE A PESSOA DE MARIA

TEMA: Caminhando com Maria

1. Chegada:

(Enquanto se canta um mantra entra a imagem de Maria)

Ø    Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz (bis)

Colocando-se a imagem no local, entra uma pessoa dizendo em voz alta:
                       
OREMOS: Senhor, neste encontro queremos aprender com Maria a colocarmo-nos a caminho dos Vossos projetos junto com ela!

2. Abertura:

- Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! (bis)
  Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis)

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo espírito. (bis)
  Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis)

- Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos! (bis)
  Do povo que trabalha, a Deus louvação. (bis)

- Onde estiver o teu tesouro, irmão, (bis)
  Lá estará inteiro o teu coração. (bis)

3. Motivando a conversa:

Nosso projeto se chama “Queremos ver Jesus – caminho, Verdade e Vida”. Queremos saber quem ele é, o que espera de nós. Logo no início do seu Evangelho, Lucas vai nos dizer quem é Jesus e sua proposta. Hoje quem vai nos ajudar a percorrer o caminho para conhecer melhor Jesus é Maria. a resposta de Maria a mensagem do anjo é uma resposta de entrega a Vontade de Deus com todas as suas conseqüências. Vamos lembrar nomes de pessoas da nossa comunidade, que como Maria, nos ajudam no caminho.

4. Canto:

Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé, e por filho me adotou.Às vezes eu paro e fico a pensar e sem perceber me vejo a rezar, o meu coração se põe a cantar pra Virgem de Nazaré.Menina que Deus amou e escolheu pra mãe de Jesus, o Filho de Deus, Maria que o povo inteiro elegeu, Senhora e Mãe do Céu.

Ave Maria (3x) Mãe de Jesus.

Maria que eu quero bem, Maria do puro amor, igual a você ninguém, mãe pura do meu Senhor. Em cada Mulher que a terra criou um traço de Deus Maria deixou, um sonho de mãe Maria plantou pro mundo encontrar a paz. Maria que fez o Cristo falar, Maria que fez Jesus caminhar. Maria que só viveu pra seu Deus, Maria do povo meu.

Ave Maria (3x) Mãe de Jesus.

5. Comentário:

O texto que hoje vamos estudar nos fala do anúncio do nascimento de Jesus e da visita de Maria a Isabel. Maria é uma jovem pobre de Nazaré e na sua pobreza, Deus a escolheu para ser Mãe de Jesus, aceitando todas as conseqüências do caminho do Pai. Maria aparece no texto representando todo os povos, logo no seu sim está o sim de cada um de nós. Lucas faz questão de nos mostrar que é por obra do Espírito santo que Jesus nasce. Por isso ele é o filho de Deus que vem fazer a Vontade do Pai. Lucas também apresenta a visita de Maria a Isabel. Com muita alegria aclamemos a Palavra de Deus cantando:

(Enquanto se canta a Bíblia entra em procissão)

Eu vim para escutar: Tua Palavra (2x) Tua Palavra de amor!
Eu gosto de escutar: Tua Palavra (2x) Tua Palavra de amor!
Eu quero entender melhor: Tua Palavra (2x) Tua Palavra de amor!
O mundo ainda vai viver: Tua Palavra (2x) Tua Palavra de amor!

6. Leitura atenta do texto: Lc 1, 26-45.

Para conversar:
O que nos diz o texto?
1.     O que mais lhe chamou a atenção neste texto? Por quê?
2.     Conforme o texto, quem é Jesus?
3.     Qual foi a resposta de Maria ao convite de Deus?
            
Iluminado a vida:

O que o texto diz para nós hoje?
1.     O que significa hoje responder sim a Deus?

7. Momento de interiorização.

Vamos ficar alguns instantes em silêncio!
Oremos ao senhor, para que Ele nos dê a força renovadora do seu Espírito, e a cada pedido digamos:
             
Intercede por nós, Maria!

 8. Cântico do Magnificat:


 «Minha alma proclama a grandeza do Senhor,
47        meu espírito se alegra em Deus, meu salvador,
48        porque olhou para a humilhação
de sua serva.
49        porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor:
seu nome é santo,
50        e sua misericórdia chega aos que o temem,
51        Ele realiza proezas com seu braço:
52        derruba do trono os poderosos e eleva os humildes;
53        aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias.
54        Socorre Israel, seu servo,
55        - conforme prometera aos nossos pais -
em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre
56        Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.

Coloquemo-nos a caminho com a mesma disponibilidade de Maria, no serviço aos irmãos. Rezar uma Ave Maria e um Pai Nosso.

9. Benção Final.
10. Abraço da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!