JÁ PASSARAM POR AQUI !

DOMINGO DE PENTECOSTES

Domingo de Pentecostes
“Domingo do dom do Espírito”

Introdução:
        Depois de cinqüenta em que prolongamos a festa da Páscoa,  o Senhor nos reúne hoje para celebrarmos a plenitude do Mistério Pascal  – o dom do Espírito Santo derramado sobre a Igreja.
        Bendizemos ao Pai porque o Espírito Santo abriu e revelou a todos os povos, raças e nações o mistério que estava escondido desde sempre e reuniu todos na alegria da libertação. Somos hoje revestidos da força deste Espírito para sermos testemunhas do Cristo Ressuscitado.
        Celebramos a Páscoa de Jesus Cristo presente nos sonhos e vidas de tantas pessoas que lutam pela paz, e presente em pessoas, grupos e comunidades que vivem fielmente uma aliança de amor com Deus e que se entregam à ação vigorosa do seu Espírito.

·        Canto de Entrada
·        Sinal da Cruz – Acolhida – Saudação

O Espírito do Senhor, encheu o universo com seu amor! Na força do seu Espírito, derramado como dom à Igreja reunida, somos revigorados em nossa fé e impulsionados para a missão. Abertos à graça reconheçamos a atuação do Espírito de amor  que torna a criação inteira e todos os viventes renovados pela glória da  ressurreição.

·        Ato Penitencial

·        Hino de Louvor

·        Oração:  Ó Deus que, pelo mistério da festa de hoje, santificai a vossa Igreja inteira, em todos povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do evangelho. Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

·        I Leitura: Escutemos como Lucas, nos Atos dos Apóstolos, conta os acontecimentos do dia de Pentecostes, tomando como base o acontecido em Babel e a revelação de Deus no monte Sinai, através do fogo, dos trovões e das tempestades. Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,1-11.

·        Salmo Responsorial :  “Olhem os pássaros do céu e os lírios do campo. O Pai do céu cuida deles e os alimenta” (Mt 6,6).
Como uma meditação sobre a história da criação do mundo, cantemos ao criador este hino de louvor e peçamos a força para restabelecer no mundo a justiça e a ordem do universo. Salmo 104(103)

·        II Leitura :  Paulo, escrevendo a comunidade cristã de Corinto num momento em que estava dividida, reflete sobre a presença do Espírito em sua vida. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12,3b-7.12-13

·        Seqüência de Pentecostes - A nos descei...

·        Evangelho :  No relato da origens, Deus cria o homem a partir do barro, soprando nele o seu Espírito. João, baseado-se nessa imagem, nos anuncia como Jesus recria a humanidade e cada um de nós.

·        Proclamação -  João 20, 19-23
·        Homilia
·        Bênção do Óleo

   Ó Deus da vida, que firmastes, no dia de hoje, uma aliança conosco, derramando em nossos corações o fogo do teu amor, abençoa este óleo, para que, ungidos no corpo, vejamos a consagração do nosso batismo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

·        Compromisso pela unidade ( Profissão de fé)

Cel: Confiados na graça de Deus, vocês prometem, pessoal e comunitariamente, acolher todas as pessoas como irmãs e irmãos, e fazer de nossa comunidade o espaço de comunhão e o sinal da unidade que Deus quer para a humanidade?
T: Prometemos
Cel: Vocês se comprometem a orar permanentemente pela unidade dos cristãos e pelo diálogo e comunhão entre todas as religiões e culturas, em vista da construção da paz na terra e da defesa de toda a criação?
T: Prometemos
Cel: Vocês se comprometem a jamais favorecer à divisão dos cristãos e a atuar contra quaisquer formas de exclusão no mundo e na Igreja?
T: Prometemos.
Cel: Vocês prometem buscar a unidade no serviço da justiça no campo e na cidade, na solidariedade a todas as pessoas oprimidas e excluídas deste mundo?
T: Prometemos.
Cel: Vocês crêem em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra?
T: Cremos
Cel: Vocês crêem em Jesus Cristo seu único Filho, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,  nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão do mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e  está sentado a direita do  Pai, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos?
T: Cremos
Cel: Vocês crêem no Espírito Santo, na santa igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?
T: Cremos

(Conclusão): Deus, fonte de amor, confirme em nós o que ele mesmo inspirou e nos dê a graça de realizar este compromisso, em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.



·        Uncão
(Os ministros da bênção se dirigem a assembléia com o óleo. As pessoas o tocam, traçando na fronte  o sinal da cruz.)

·        Preces
       Oremos a Deus Pai, que por Jesus Cristo reuniu a sua igreja e supliquemos com fé e alegria:
Envia teu Espírito Senhor e renovas a face da terra!
-     Fazei que todos os homens e mulheres, unidos num só batismo e no mesmo Espírito, sejam, um só coração e uma só alma.
-     Vós, que enchestes o universo com o vosso Espírito, ajudai a humanidade na construção de um mundo novo de justiça e de paz.
-     Senhor Deus, Pai de todos os seres humanos, que quereis reunir numa só fé os vossos filhos e filhas dispersos, iluminai a terra inteira com a graça do Espírito Santo.
-     Vós, que renovais todas as coisas pelo vosso Espírito, dai saúde aos doentes, alegria aos tristes e a todos a salvação.

 (Conclusão): Ó Deus de amor, fazei que todas as nações, línguas e povos, se unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA

RITOS FINAIS
·        Comunicações
·        Apagamento solene do Círio Pascal.
      Bênção e Canto de Despedida.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!