SOLENIDADE DE CRISTO REI
CRISTO SENHOR DO UNIVERSO
RITOS INICIAIS
Deus nos reúne
ü Canto inicial e procissão de
entrada
ü Sinal da
Cruz
ü Acolhida
presidencial
P – Irmãos e irmãs, sejam todos bem
vindos à celebração da solenidade de Cristo Rei do Universo. Desejo que a
verdade que Cristo trouxe de junto do Pai para todos nós esteja convosco. Bendito seja Deus...
ü Sentido da celebração
C – Celebramos neste domingo a
solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Por isso, iniciamos nossa
celebração cantando nosso compromisso com o Reino de Deus. Hoje, louvamos e
aclamamos Jesus Cristo como Rei do Universo e, ao mesmo tempo, com Cristo e por
causa dele, queremos nos comprometer com o projeto de vida que Ele trouxe a
este mundo. Este projeto de vida nós o conhecemos como Reino de Deus.
ü Ato
penitencial
P – Pelas vezes que não vivemos de
modo comprometido o projeto do Reino de Deus, e pelas vezes que não fomos fiéis
à vocação de testemunhar os valores do Reino em nossa sociedade, peçamos perdão
a Deus e aos nossos irmãos. (momento de
silêncio)
M1
– Encerra-se,
hoje, o Ano Vocacional 2003. Responder à vocação cristã é comprometer-se com o
projeto do Reino de Deus. Diante da cruz, o trono de Cristo rei, peçamos perdão
pelas vezes que não colocamos em primeiro lugar os valores do Reino de Deus.
Todos (cantando) – Piedade, piedade, piedade
de nós!
M2
– Desde o dia
que fomos mergulhados na água batismal nos tornamos vocacionados de Deus.
Reconheçamos nossas omissões e as vezes que nos fizemos surdos e não ouvimos
chamado de Cristo para viver o projeto vocacional do Reino de Deus em nossa
comunidade.
Todos (cantando) – Piedade, piedade, piedade
de nós!
M3
– Este
domingo é dedicado aos leigos e leigas. Um dia para refletir o compromisso da
vocação leiga na Igreja e na sociedade. Diante do Círio Pascal, símbolo da vida
nova que Cristo nos trouxe pela sua ressurreição, peçamos perdão pelas vezes
que não fomos luz do mundo e sal da terra, deixando de ser testemunhas da
ressurreição do Senhor.
Todos (cantando) – Piedade, piedade, piedade
de nós!
P – Deus todo-poderoso....
ü Glória
P – Louvemos a Deus Pai pela graça de termos vivido na Igreja do Brasil o
Ano Vocacional 2003 e, finalmente, o louvor a Deus pelo compromisso que tantos
leigos e leigas assumem na Igreja.
ü Oração
do dia
P – Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos
servir e em nos comprometer sempre mais com o projeto do Reino de Deus, pois só
teremos felicidade completa servindo a vós o criador de todas as coisas. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
LITURGIA
DA PALAVRA
Deus nos fala
ü 1ª leitura: Daniel 7,13-14
C – O livro de Daniel foi escrito para animar a comunidade judaica em
um tempo em que ela estava profundamente ameaçada em sua identidade cultural e
religiosa. O autor fala em linguagem simbólica. Apresenta uma figura
misteriosa, “um Filho do Homem” repleto de glória, para dizer ao povo que ele
também sairá vencedor da dura perseguição pela qual está passando. Vamos ouvir
e acolher a palavra de Deus para nós.
ü Salmo Responsorial 93(92)
C – Cantemos neste salmo a alegria de sermos convidados pelo Senhor
para estar em sua presença. Peçamos paz para o nosso mundo e sabedoria para
todos os que têm o dever de zelar pelo bem comum.
ü 2ª leitura: Apocalipse 1,5-8
C - O livro do Apocalipse é
uma palavra de alento as comunidades cristãs do primeiro século que vivia um
clima de medo, perseguidas pelas forças
do império romano. Em meio a tantos sofrimentos, a liturgia tinha a
função de encorajar os irmãos e irmãs a serem testemunhas de Jesus. Vamos ouvir
esta palavra em comunhão com tantas comunidades que, em nossa América Latina,
vivem em situação semelhante.
ü Evangelho: Marcos 18,33b-37
C – O evangelho que vamos ouvir
é parte da narração da paixão de Jesus, segundo o evangelho de João. Vamos acolher o que o Senhor nos fala por meio
desta palavra.
ü Aclamação
ao evangelho
ü Proclamação do evangelho
ü Homilia
ü Profissão
de fé
ü Oração
dos fiéis
Nossa oração recorda todos os povos e nações que vivem oprimidos
pelas guerras e pelo medo.
— Para que a justiça e a paz do Reino de Deus se façam presentes
em todas as nações e povos do mundo, peçamos:
Venha a nós, o vosso Reino,
Senhor.
Lembramos da Igreja, que recebeu de Jesus Cristo o mandato para
difundir o Reino de Deus no mundo.
— Para que o Papa, os bispos e todo o povo de Deus, de modo
especial os leigos e as leigas sejam promotores dos valores de Reino Deus na
sociedade, peçamos:
Venha a nós, o vosso Reino,
Senhor.
Rezemos pelas pessoas e pelos povos que perderam a esperança na
salvação e não encontram um sentido e um destino para suas vidas.
— Para que as pessoas e os povos que perderam a esperança
encontrem em Cristo o princípio, o sentido e o fim de toda a existência,
peçamos:
Venha a nós, o vosso Reino,
Senhor.
Recordemos os governantes que dirigem os destinos dos povos, das
nações e do mundo.
— Pelas governantes do mundo inteiro, para que governem com
justiça, promovam a paz e busquem a verdade que Cristo veio trazer a este
mundo, peçamos:
Venha a nós, o vosso Reino,
Senhor.
Rezemos pelos leigos e leigas que atuam em nossa comunidade nos
diversos apostolados e pastorais.
— Pelos leigos e leigas que se dedicam na comunidade em vista de
uma sociedade formada com os valores do Reino de Deus, para que sejam
abençoados por Deus em seu trabalho, peçamos:
Venha a nós, o vosso Reino,
Senhor.
LITURGIA SACRAMENTAL
Deus nos santifica
ü Apresentação das oferendas
ü Oração sobre as oferendas
ü Monição para a Oração Eucarística
C – É momento para louvarmos a Deus
Pai pelo projeto de vida que Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor, trouxe a nós
pelo Reino de Deus. Vamos agradecer a Deus porque somos convidados a participar
da construção do Reino de Deus, que é Reino de vida, de santidade, da justiça,
do amor e da paz. Entremos no silêncio profundo e em silêncio acompanhemos a
Oração Eucarística louvando e agradecendo a Deus Pai.
ü Prefácio próprio da “Solenidade
de Cristo Rei do Universo.”
ü Santo
ü Oração Eucarística
- I
ü Monição para a Oração do Senhor
P – O primeiro pedido que fazemos na
oração do Senhor é a vinda do Reino de Deus. Hoje, queremos pedir que o Reino de Deus esteja em nossa
comunidade para que desapareça o individualismo e reine aqui a generosidade da
partilha. Queremos pedir que o Reino de Deus esteja em nosso meio para que as
drogas que matam os jovens desapareçam e reine entre nós a vida plena e total.
Por tudo isso, nós elevamos nosso louvor ao Pai como Jesus nos ensinou: Pai
nosso...
ü
Abraço da paz
ü Cordeiro de Deus
ü Convite para a comunhão
P – Feliz o povo comprometido com o
Reino de Deus, porque o Senhor o abençoará com a paz. Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo.
ü Canto
de comunhão
ü Agradecimento
ü Oração depois da comunhão
RITOS FINAIS
Deus nos envia
ü
Avisos
ü
Bênção final - Tempo Comum IV
ü Despedida
P – Vivam sempre comprometidos com o Reino de Deus. Ide em paz, o Senhor
vos acompanhe.
ü Canto
final
O QUE VALORIZAR NESTA CELEBRAÇÃO
Espaço celebrativo: O melhor jeito de representar a
realeza de Cristo através de um símbolo artístico é colocando o ícone de Jesus
Cristo Pantrocrator. A palavra grega “pantocrator” significa “aquele que reina
sobre tudo”. No pensamento da liturgia deste domingo, poderíamos dizer que
“pantocrator” é o Cristo que recebeu o poder e a realeza de Deus Pai. Junto ao
ícone do pantrocrator poderá ser colocado o Círio Pascal e uma vasilha com
água. O Círio recordando a vitória do rei Jesus pela sua ressurreição e a água
numa referência ao batismo, fonte de todas as vocações.
Como neste
domingo acontece o encerramento do Ano Vocacional 2003, dentro da possibilidade
do espaço de cada igreja, pode-se colocar também o cartaz do Ano Vocacional
2003, mas sempre com o cuidado para não sobrecarregar o ambiente.
Anotações práticas
O ícone pode ser colocado no presbitério, entre o altar e o ambão,
sobre um cavalete de pintor, ou outro suporte, mas de tal modo que seja visto
por todos os celebrantes. Ao lado do ícone pode ser colocada uma flor simples,
em homenagem a Cristo pantocrator e, como vamos sugerir na procissão de
entrada, colocar o Círio Pascal.
Como proporemos mais adiante, a entrada do ícone acontecerá no
momento do canto do salmo responsorial. Mesmo assim, tudo já esteja preparado
no presbitério de tal modo que desperte expectativa nos celebrantes.
Se sua comunidade tiver o painel de Cláudio Pastro, que retrata o
Cristo do novo milênio, este poderia ser usado em vez do pantrocrator.
Pedimos que leia a sugestão para o rito das ofertas, onde é
sugerido levar flores para serem colocadas diante do pantocrator. Por isso, se
a sugestão for aceita, preveja-se um vaso ali próximo.
Equipe de acolhida: Para acolher os celebrantes
desta celebração, a equipe de acolhida poderá utilizar uma antiga saudação
usada pelos cristãos, que diz: “Viva Cristo”; o interlocutor responde “Rei!”.
Se em sua comunidade o povo não conhece a forma de saudação, poderá haver outra
forma de acolher, como propomos abaixo.
Bem vindo!
Jesus é o nosso rei.
Procissão de entrada: Juntamente com a cruz
processional, neste domingo seria bom levar na procissão de entrada o Círio
Pascal, demonstrando assim que Cristo recebeu a honra e o poder de Deus no
momento de sua ressurreição.
Anotações
práticas
Aceitando nossa proposta de
utilização do Círio Pascal na procissão inicial, lembramos que o Círio poderá
entrar ao lado na cruz, abrindo a procissão. São dois símbolos da vitória de
Cristo, que é vitória do projeto do Reino de Deus neste mundo.
O Círio Pascal poderá ser
colocado próximo ao ícone do pantocrator (cf. proposta de simbologia para o
espaço celebrativo deste domingo).
Ato penitencial: O ato penitencial poderá ser
feito com a ajuda de três símbolos, relacionados ao Ano Vocacional 2003: o
símbolo da cruz, do Círio Pascal e da água. Os três símbolos são usados nas
celebrações batismais e podem servir para recordar o compromisso vocacional
recebido no Batismo e o conseqüente compromisso com o projeto do Reino de Deus.
Segue um modelo.
Anotações práticas
O ato penitencial seria interessante
fazer com casais. Neste caso, um deles
faz o pedido diante dos celebrantes enquanto o outro apresenta o símbolo aos
celebrantes.
Concluído o ato penitencial, os
símbolos são devolvidos aos seus lugares.
Procissão do evangeliário: No domingo passado já havíamos
acenado para a realização de uma procissão do evangeliário de modo alegre e
festivo. O evangeliário, nesta celebração, representa o Cristo vivo anunciando
o projeto do Reino aos celebrantes. Representa também um modo de vocação, neste
domingo em particular, para os leigos e leigas. Por tudo isso, vê-se que vale a
pena valorizar este momento. Pensamos valoriza-lo com o Evangeliário sendo
levado de mão em mão, do fundo da igreja até o ambão.
REFLEXÃO CELEBRATIVA
(proposta de homilia)
1 – Todo reino tem um poder e um projeto social
Falar de rei e reinado não afeta tanto nossa vida social, como
afetava um tempo quando o regime político era a monarquia. Hoje, embora
persista a monarquia em algumas sociedades do mundo, o que prevalece são outras
formas de governo que, de modo especial no Ocidente, privilegiam a democracia.
Se mudou o modo de governar, existem duas coisas que nunca mudam, tanto no
sistema monárquico, com reis e reinados, como nos demais sistemas políticos que
temos no momento histórico atual. Estes dois elementos são: o poder que se tem
sobre o povo e o projeto social que vai determinar o modo de viver de um povo.
O Reino de Deus, do qual Jesus é Rei, também tem um fundamento do poder e um
projeto de vida; um projeto social para o povo.
2 – Poder no Reino de Deus
Não coloquemos dúvida que Jesus seja rei. Ele é claro no
evangelho, ao ser perguntado por Pilatos, que representa o poder deste mundo
diante de Jesus Cristo. Jesus diz: “eu
sou rei” e logo acrescenta: “mas o
meu reino não é daqui”. Jesus com isso não está dizendo que o Reino de Deus
é somente para o outro mundo, mas está mostrando que o seu Reino não é igual
aos reinos e dominações que existem na sociedade do mundo. O poder que governos
têm no mundo vem da força ou de um consenso social, como é o caso das eleições.
Um exemplo de poder dominador vemos, hoje, no Iraque, com os Estados Unidos
dominando o país pela força da guerra e querendo impor um novo modo de vida aos
iraquianos, de acordo com os moldes ocidentais. Eles usaram a força para legitimar
seu poder. O poder de Jesus Cristo como rei vem de Deus, como lemos na 1a
leitura, e este poder é eterno e não lhe será tirado. No evangelho, Jesus diz
que veio a este mundo para dar testemunho da verdade. Ou seja: a única
finalidade do Reino de Deus entre nós é trazer a salvação, a justiça e a paz
tendo como base o amor.
3 – Um projeto de vida e para o bem de todos
É nisto que podemos fazer uma comparação para entender a diferença
que existe entre o projeto do Reino de Deus e os projetos políticos de
partidos, por exemplo. Como diz o termo, quando um projeto é de um partido,
está dizendo que se trata de um projeto que pertence a uma parte. Existe um
grupo de pessoas, que se reúnem num partido político e defendem uma filosofia
de vida e um modo de governar. Normalmente, sendo manifestação de uma parte da
sociedade, este partido favorece quem está do seu lado ou lhe concede favores.
Todo partido é sempre de uma parte da sociedade. Com o Reino de Deus é
diferente, porque é um Reino universal, ou seja, está acima do interesse de
alguns e se destina a toda humanidade. O Reino de Deus não defende uma
filosofia de vida ou um modo de governar, mas propõe que todos sejam irmãos de
todos e vivam no serviço, praticando a justiça para o bem de todos. Nada de dominar
pessoas, nem pela força nem pelo arrebanhamento de adeptos, mas um mundo onde
todos se respeitem e promovam a justiça, a paz e a dignidade da vida de cada
ser humano.
4 – Uma utopia e um sonho
Sei que muitos de vocês estão pensando que pareço um sonhador,
alguém que vive um mundo diferente deste que vivemos hoje. Só que este não é o
meu sonho; este é o sonho de Deus. Este é o projeto de Deus para o nosso mundo
e para a nossa sociedade. Podemos dizer que este é o projeto social de Deus
para nós. Quando ouvimos Jesus dizendo no evangelho que veio a este mundo para
testemunhar a verdade, era justamente isso que queria dizer. Está dizendo que
recebeu o poder e a autoridade de Deus para trazer um novo projeto de vida ao
nosso mundo e este projeto se chama Reino de Deus. Reino de Deus não é um
lugar, é um modo de viver. Foi por pregar esse Reino que os poderosos do tempo
de Jesus sentiram-se ameaçados e o mataram. De fato, sobre a cruz escreveram o
motivo da morte: ele era o Rei dos judeus. Foi por causa deste plano social que
muitos cristãos foram martirizados, porque reis e governos desta terra julgaram
suas idéias perigosas e ameaçadoras para seus poderes. O Reino de Deus não se
sustenta pela força, mas pela justiça que, em última análise, significa ter a possibilidade
de viver dignamente e de viver em paz.
5 – Cristão é político com os valores do Reino
Hoje é o domingo dedicado ao leigo e à leiga e, podemos dizer que
todo cristão leigo e toda cristã leiga são políticos; pessoas que influenciam a
sociedade com um projeto de vida, com um projeto social que, no nosso caso é o
projeto do Reino de Deus. No evangelho, Jesus dizia: “todo aquele que é da verdade, ouve a minha voz”. Quer dizer: todo
aquele que aceita o plano do Reino de Deus, segue o projeto de vida que Jesus
Cristo trouxe para nós neste mundo. É um projeto ambicioso, que realizamos em
nossas comunidades através das pastorais, por meio de círculos bíblicos, na
catequese, na pastoral dos jovens e feita pelos jovens, na escola, no lazer...
Neste projeto, os leigos são convidados a participar. Assim entendemos também
que religião não é somente ficar rezando, mas um meio de colocar na sociedade o
projeto de Deus que se inspira no Reino que Jesus Cristo trouxe para o mundo.
Neste domingo dedicado ao leigo, entende-se a vocação do leigo na Igreja como
alguém que transforma a sociedade a partir dos valores do Reino de Deus. Amém!
FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.
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