JÁ PASSARAM POR AQUI !

CÂNTICOS PARA O TEMPO PASCAL


SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO DA PARAÍBA
IMACULDADA CONCEÇÃO

Hinário Litúrgico

VIGÍLIA E OITAVA PASCAL



“Cantar o TEMPO PASCAL é, primeiro, cantar por OITO DIAS a alegria indizível da experiência do Ressuscitado em suas sucessivas aparições, e reativar a fé e o compromisso dos ‘homens de pouca fé’. É, depois, na força do canto de tantos ALELUIAS, aprofundar a presença e ação daquele que se tornou ‘Espírito vivificante’, em cada um de nós, e na vida de nossa Comunidade, a qual deve ser sempre uma COMUNIDADE PASCAL” (Hinário Litúrgico – CNBB).


  01.  PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA - “Exulte de alegria”

1.
Exulte de alegria, dos anjos a multidão,
      Exultemos, também, nós por tão grande salvação!

2. Do grande Rei a vitória cantemos o resplendor:
 Das trevas surgiu a glória, da morte o Libertador.

P. O Senhor esteja convosco.T. Ele está no meio de nós.
P. Os corações para o alto.T. A Deus ressoe nossa voz.

1.       No esplendor desta Noite, que viu os Hebreus libertos,
Nós os cristãos bem despertos, brademos: morreu a morte!

BENDITO SEJA O CRISTO, SENHOR,
QUE É DO PAI IMORTAL, ESPLENDOR!

2.       No esplendor desta Noite, que viu vencer o Cordeiro,
Por Cristo salvos, cantemos: A seu sangue justiceiro!

3.       No esplendor desta Noite, que viu ressurgir Jesus
Do sepulcro, exultemos: Pela vitória da cruz!

4.       Noite mil vezes feliz, Deus por nós seu Filho deu,
O Filho salva os escravos, quem tanto amor mereceu?...

5.       Noite mil vezes feliz, ó feliz culpa de Adão,
Que mereceu tanto amor, que recebeu tal perdão!

6.       Noite mil vezes feliz, aniquilou-se a maldade,
As algemas se quebraram, despontou a liberdade!

7.       Noite mil vezes feliz, o opressor foi despojado,
Os pobres enriquecidos, o céu à terra irmanado!

8.       Noite mil vezes feliz, em círio de virgem cera,
Nova esperança se acende no seio de tua Igreja!

9.       Noite mil vezes feliz, noite clara como o dia,
Na luz de Cristo glorioso exultemos de alegria.

 02.  SALMO RESPONSORIAL 104 (103)

QUANDO TU, SENHOR, TEU ESPÍRITO ENVIAS,
TODO MUNDO RENASCE, É GRANDE ALEGRIA!

1.       Ó minh’alma, bendize ao Senhor:
Ó Deus grande em poder e amor!
O esplendor de tua glória reluz
E o céu é o teu manto de luz.

2.       Firme e sólida a terra fundaste,
Com o azul do oceano a enfeitaste!
E rebentam tuas fontes nos vales,
Correm as águas e cantam as aves!

3.       Lá do alto tu regas os campos,
Cresce a relva e os viventes se fartam!
De tuas obras a terra encheste,
Todas belas e sábias fizestes.

4.       Que se sumam da terra os perversos
E minh’alma te entoe os seus versos!
Glória ao Pai, pelo Filho, no Amor,
Ao Deus vivo eterno louvor!

 03.  CÂNTICO RESPONSORIAL (Ex 15)

MÍRIAM, MOISÉS, POVO DE ISRAEL,
VAMOS CELEBRAR O SENHOR DO CÉU!.

1.       Vou cantar ao Senhor, que vitória:
Cavaleiro e cavalo afogou!
O Senhor é mi’a força, meu canto,
Salvação o Senhor se mostrou.

2.       É meu Deus, é o Deus de meu pai,
Vou cantar o mais alto louvor!
É guerreiro e Senhor é seu nome,
Os guerreiros do rei afogou!

3.       Com amor conduziste o teu povo
Esta gente que tu libertaste,
Com poder os trouxeste contigo
Para a santa morada os levaste!

 04. SALMO RESPONSORIAL (Is 12,2-6)

AO SENHOR DAI GRAÇAS, SEU NOME INVOCAI.
ENTRE OS POVOS SEUS FEITOS DE AMOR PROCLAMAI!

1. Salvação é meu Deus e confio.
É minha força, meu canto e meu brio.

2. Com alegria beber todos vão,
Vão às fontes beber salvação!

3. Vamos todos cantar ao Senhor,
Proclamar os seus feitos de amor!

4. Que teu povo exulte e se alegre
E teu nome entre nós se celebre!

05.  HINO DE LOUVOR

GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA!

GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA!
GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA
DEUS NOS ALTOS CÉUS
PAZ NA TERRA A TODOS NÓS!

1.       Deus e Pai nós vos louvamos, glória a Deus!
                  Adoramos, bendizemos, glória a Deus!
Damos glória ao vosso nome, glória a Deus!
Vossos dons agradecemos.

2.       Senhor nosso Jesus Cristo, glória a Deus!
                  Unigênito do Pai, glória a Deus!
                  Vós de Deus Cordeiro Santo, glória a Deus!
Nossas culpas perdoai.

3.       Vós que estais junto do Pai, glória a Deus!
                  Como nosso intercessor, glória a Deus!
                  Atendei nossos pedidos, glória a Deus!
                  Atendei nosso clamor.

4.       Vós somente sois o Santo, glória a Deus!
O Altíssimo Senhor, glória a Deus!
Com o Espírito Divino, glória a Deus!
De Deus Pai no resplendor.

 06  ACLAMAÇÃO SALMO 118 (117)

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!

1.  Rendei graças ao Senhor,
Que seu amor é sem fim
Diga o povo de Israel: que seu amor...
Digam já seus sacerdotes: que seu amor...
Digam todos que o temem: que seu amor...

2. Invoquei-o na aflição: eis que o Senhor me ouviu!
O Senhor está comigo: eis que o Senhor me ouviu!
Vencerei meus inimigos, eis que o Senhor me ouviu!
É melhor confiar nele, eis que o Senhor me ouviu!
As nações me rodearam, mas no Senhor eu venci!
Todos já me encurralaram, mas no Senhor eu venci!
Como abelhas me atacaram, mas no Senhor eu venci!
Como fogo no espinheiro, mas no Senhor eu venci!

3.  Empurraram, não caí, pois o Senhor me salvou!
Nele está a minha força, pois o Senhor me salvou!
Alegraram-se os justos, pois o Senhor me salvou!
Sua mão fez grandes coisas, pois o Senhor me salvou!
Viverei, não morrerei, pra seu amor proclamar!
Castigou-me, mas livrou-me, pra seu amor proclamar!
Do triunfo abri-me as portas, pra seu amor proclamar!
E entrarão os vencedores, pra seu amor proclamar!

4.  Fui ouvido e agradeço, pois o Senhor me escolheu!
Vede só que maravilha, pois o Senhor me escolheu!
De uma pedra rejeitada, pois o Senhor me escolheu!
Fez a pedra angular, pois o Senhor me escolheu!

 07   LADAINHA DE TODOS OS SANTOS

P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende.
P. Cristo, tende piedade de nós! T. Cristo, tende ...
P. Senhor, tende piedade de nós.T. Senhor, tende..

·        Santa Maria, Mãe de Deus T. Rogai Por nós.
·        S. Miguel T. Rogai Por nós.
·        Santos Anjos de Deus T. Rogai Por nós.
·        S. João Batista T. Rogai Por nós.
·        S. José T. Rogai Por nós.
·        S. Pedro e S. Paulo T. Rogai Por nós.
·        Sto. André T. Rogai Por nós.
·        S. João T. Rogai Por nós.
·        Santa Maria Madalena T. Rogai Por nós.
·        Sto. Estevão T. Rogai Por nós.
·        Sto. Inácio de Antioquia T. Rogai Por nós.
·        S. Lourenço T. Rogai Por nós.
·        Sta. Perpétua e Felicidade T. Rogai Por nós.
·        Sta. Inês T. Rogai Por nós.
·        S. Sebastião T. Rogai Por nós.
·        São Gregório T. Rogai Por nós.
·        Sto Agostinho T. Rogai Por nós.
·        Sto Atanásio T. Rogai Por nós.
·        S. Basílio T. Rogai Por nós.
·        S. Martinho T. Rogai Por nós.
·        S. Bento T. Rogai Por nós.
·        S. Francisco e S.Domingos T. Rogai Por nós.
·        S. Francisco Xavier T. Rogai Por nós.
·        S. João Maria Vianney T. Rogai Por nós.
·        Sta Catarina de Sena T. Rogai Por nós.
·        Sta. Teresa de Jesus T. Rogai Por nós.
·        Todos os Santos e Santas de Deus.T. Rogai Por nós.
·        Sede-nos propício, T. Ouvi-nos, Senhor.
·        Para que nos livreis de todo mal T. Ouvi-nos, Senhor.
·        Para que nos livreis de todo pecado T. Ouvi-nos, Senhor
·        Para que nos livreis da morte eterna T. Ouvi-nos, Senhor.
·        Pela vossa encarnação T. Ouvi-nos, Senhor.
·        Pela vossa morte e ressurreição T. Ouvi-nos, Senhor.
·        Pela efusão do Espírito Santo T. Ouvi-nos, Senhor.
·        Apesar de nossos pecados. T. Ouvi-nos, Senhor.
P. Jesus, Filho de Deus vivo, T. Ouvi-nos, Senhor.
P. Cristo, ouvi-nos. T. Cristo, ouvi-nos.
P. Cristo, atendei-nos. T. Cristo, atendei-nos.
Amém

 08.  ASPERSÃO DA ÁGUA

1.    Eu vi, eu vi, vi foi água a manar,
Do lado direito do templo a jorrar.

AMÉM, AMÉM, AMÉM, ALELUIA!
AMÉM, AMÉM, AMÉM, ALELUIA!

2.    E quantos foram por ela banhados,
Cantaram o canto dos que foram salvos:

3.    Louvai, louvai e cantai ao Senhor,
Porque ele é bom e sem fim, seu amor:

4.    Ao Pai a glória e ao Ressuscitado
E seja o Divino pra sempre louvado!

 09  APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

1.  Bendito sejas, ó Rei da glória,
Ressuscitado, Senhor da Igreja!
Aqui trazemos as nossas ofertas.


VÊ COM BONS OLHOS NOSSAS HUMILDES OFERTAS,
TUDO QUE TEMOS, SEJA PRA TI, Ó SENHOR!

2.     Vidas se encontram no altar de Deus,
Gente se doa, dom que se imola,
Aqui trazemos as nossas ofertas.

3.     Irmãos da terra, irmãos do céu,
Juntos cantemos glória ao Senhor.
Aqui trazemos as nossas ofertas.

10  COMUNHÃO – Vigília Pascal

1-       Antes da morte e ressurreição de Jesus,
Ele na Ceia, quis se entregar:
Deu-se em comida e bebida, pra nos salvar.

E QUANDO AMANHECER O DIA ETERNO, A PLENA VISÃO. RESSURGIREMOS, POR CRER, NESTA VIDA ESCONDIDA NO PÃO.

2-       Para lembrarmos a morte, a Cruz do Senhor,
nós repetimos, como Ele fez:
Gestos palavras, até que volte outra vez.

3-       Este banquete alimenta o amor dos irmãos,
e nos prepara a glória do céu:
Ele é a força na caminhada pra Deus.

4-       Eis o pão vivo, mandado a nós por Deus Pai.
Quem o recebe, não morrerá.
No último dia, vai ressurgir, viverá!


 11  ENTRADA – OITAVA DA PÁSCOA
            O SENHOR RESSURGIU ALELUIA, ALELUIA:
            É O CORDEIRO PASCAL, ALELUIA, ALELUIA!
            IMOLADO POR NÓS, ALELUIA, ALELUIA!
            É O CRISTO, SENHOR, ELE VIVE E VENCEU, ALELUIA!

1.    O Cristo, Senhor ressuscitou,
      A nossa esperança realizou:
      Vencida a Morte para sempre,
      Triunfa a Vida eternamente!

2.    O Cristo remiu a seus irmãos,
      Ao Pai os conduziu por sua mão;
      No Espírito Santo unida esteja,
      A família de Deus, que é a Igreja!

3.    O Cristo, nossa Páscoa se imolou,
      Seu Sangue da morte nos livrou:
      Incólumes o Mar atravessamos,
E à Terra Prometida caminhamos!

12.  SALMODIA - SALMO 139 (138)

RESSUSCITEI, SENHOR,
CONTIGO ESTOU, SENHOR,
TEU GRANDE AMOR, SENHOR,
DE MIM SE RECORDOU, / TUA MÃO
SE LEVANTOU, ME LIBERTOU!

1.    Quando, então, me formavas / Misteriosamente,
Minhas ações previas, / No livro de tua mente,
Meus dias já contados / Antecipadamente.

2.    Teus planos insondáveis, / Ó meu Deus infinito,
Somá-los eu quisera / É um areal infindo,
E assim que me desperto, / inda estou contigo.

3.    Que os maus da terra sumam / Pereçam os violentos,
Que tramam contra ti, / Com vergonhoso intento:
Abusam do teu nome  / Pra seus planos sangrentos.

4.    Mas vê meu coração, / E minha angústia sente;
Olha, Senhor, meus passos; / Se vou erradamente,
Me guia no caminho, / Da vida para sempre!

5.    Como é profundo, ó Pai, / Tua sabedoria,
Fizeste amanhecer, / Em Cristo novo dia,
E por teu Santo Espírito, / Qual Pai de amor nos guias.

6.    Quando, então, me formavas / Misteriosamente,
Minhas ações previas, / No livro de tua mente,
Meus dias já contados / Antecipadamente.

7.    Teus planos insondáveis, / Ó meu Deus infinito,
Somá-los eu quisera / É um areal infindo,
E assim que me desperto, / Ainda estou contigo.

8.    Que os maus da terra sumam / Pereçam os violentos,
Que tramam contra ti, / Com vergonhoso intento:
Abusam do teu nome / Pra seus planos sangrentos.

9.    Mas vê meu coração, / E minha angústia sente;
      Olha, Senhor, meus passos; / Se vou erradamente,
Me guia no caminho, / Da vida para sempre!

10.  Como é profundo, ó Pai, / Tua sabedoria,
Fizeste amanhecer, / Em Cristo novo dia,
E por teu Santo Espírito, / Qual Pai de amor nos guias.


13  COMUNHÃO II (Lucas 24, 13-35)
1.  Andavam pensando, tão tristes,
De Jerusalém a Emaús,
Os dois seguidores de Cristo,
Logo após o episódio da Cruz.
Enquanto assim vão conversando,
Jesus se achegou devagar:
"De que vocês vão palestrando?"
E o Senhor não puderam enxergar.

FICA CONOSCO, SENHOR,
É TARDE E A NOITE JÁ VEM!
FICA CONOSCO SENHOR,
SOMOS TEUS SEGUIDORES TAMBÉM!

      2. Não sabes então forasteiro
Aquilo que aconteceu?
Foi preso Jesus Nazareno,
Redentor que esperou Israel.
Os chefes a morte tramaram
Do santo Profeta de Deus;
O justo foi crucificado,
A esperança do povo morreu.

3.  Três dias enfim se passaram,
Foi tudo uma doce ilusão;
Um susto as mulheres pregaram:
Não encontraram seu corpo mais não.
Disseram que Ele está vivo,
Que disso souberam em visão.
Estava o Sepulcro vazio,
Mas do mestre ninguém sabe não.

  1. Jesus foi então relembrando:
Pro Cristo na glória entrar,
Profetas já tinham falado,
Sofrimentos devia enfrentar.
E pelo caminho afora / Ardia-lhes o coração:
Falava-lhes das escrituras,
Explicando a sua missão.

5.  Chegando, afinal, ao destino,
Jesus fez que ia passar,
Mas eles demais insistiram:
"Vem Senhor, vem conosco ficar!"
Sentado com eles à mesa,
Deu graças e o pão repartiu;
Dos dois foi tão grande a surpresa:
            "Jesus Cristo o Senhor ressurgiu".


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!