JÁ PASSARAM POR AQUI !

CERIMONIAL PARA O MANDATO DOS MINISTROS DA EUCARISTIA


Cerimonial para o mandato dos ministros da Eucaristia


(a cerimônia é feita durante a celebração da Eucaristia e se inicia depois da homilia.).

CELEBRANTE:     Nossa comunidade está recebendo novos ministros da DISTRIBUIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DA EUCARISTIA, são pessoas que se dispõem a servir nossa comunidade. Sabendo que ser ministro da Eucaristia não é só distribui a comunhão, mas que é também “fazer comunhão”entre os membros da comunidade da qual ele mesmo pertence. Ao nosso convite, estes se dispuseram com generosidade para este ministério e foram devidamente preparados. Agora a comunidade pede ao seu Pároco o mandato destes que dispuseram ser ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia.

CELEBRANTE: Queiram aproximar-se os que receberão o mandato de ministro extraordinário da Eucaristia. (neste momento o formador dos ministros cita os nomes deles e cada qual diz “presente” e se aproxima do Padre e quando estiverem na sua possição se canta:)


1.Antes que te formasse dentro do seio de tua mãe.
Antes que tu nasceste te conhecia e te consagrei.
Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi.
Irás onde enviar-te e o que te mando proclamarás.

Refrão: Tenho que gritar, tenho que arriscar.
Ai de mim se não o faço! Como escapar de ti,
Como calar se tua voz arde em meu peito?
Tenho que andar, tenho que lutar. Ai de mim
Se não o faço! Como escapar de ti, como
Calar, se tua voz arde em meu peito?

2.Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei.
Não temas anunciar-me, em tua boca eu falarei.
Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar.
Para edificar destruirás e plantarás.

3.Deixa teus irmãos, deixa teu Pai e tua mãe,
Deixa a tua casa porque a terra sofrendo está.
Nada tragas contigo, pois ao teu lado eu estarei.
É hora de lutar por que meu povo sofrendo está.



CELEBRANTE: O formador dos ministros e a comunidade podem atestar se estes são dignos dessa missão?

FORMADORES: Conforme o nosso parecer e a preparação feita, declaro que foram considerados dignos.

MC: Em nome da comunidade paroquial, afirmo que conhecemos os candidatos apresentados como cristãos dignos da nossa confiança e capazes de exercer com dignidade e dedicação este ministério.

CELEBRANTE: Meus filhos é com alegria que os acolho para conceder-lhe o mandato de Ministro da Eucaristia.

Querem procurar crescer na fé e no amor ao Ministério da Eucaristia, participar dela freqüentemente e dar testemunho de uma vida autentica cristã?

CANDIDATOS: Queremos

CELEBRANTE: Querem trabalhar para que esta comunidade cresça na união e fraternidade, em solidariedade e serviço mútuo, sabendo que a comunhão do pão da Eucaristia visa a comunhão dos membros da comunidade?

CANDIDATOS: Queremos

CELEBRANTE: Querem distribuir aos seus irmãos o Corpo do Senhor dedicar o máximo cuidado e reverencia à administração da Eucaristia?

CANDIDATOS: Queremos


RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO

CELEBRANTE: Renovemos, então, agora as promessas de nosso batismo como sinal de fidelidade à Igreja.
Portanto:

CELEBRANTE: Renunciais ao demônio?

TODOS: Renuncio.

CELEBRANTE: E a todas as suas obras?

TODOS: Renuncio

CELEBRANTE: E a todas as suas seduções?

TODOS: Renuncio

CELEBRANTE:Credes em Deus, Pai Todo-poderoso, criador do céu e da terra?

TODOS: Creio

CELEBRANTE: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?

TODOS: Creio.

CELEBRANTE: Credes no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?

TODOS: Creio.
(o sacerdote conclui)

CELEBRANTE:     Ó Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito Santo e nos concedeu o perdão de todos os pecados, guarde-nos em sua graça para a vida eterna, no cristo Jesus, nosso Senhor.

TODOS: Amém
(o Sacerdote aspergue o povo com água benta, enquanto todos cantam: és água viva.).
1.Eu te peço desta  água que tu tens. É água viva, meu Senhor.
Tenho sede e tenho fome de amor, e acredito nesta fonte de onde vens.
2.Vens de Deus estás em Deus também és Deus. E Deus contigo faz um só
Eu, porém, que vim da terra volto ao pó. Quero viver eternamente ao lado teu.
És água viva, és vida nova e todo dia e batizas outra vez
Me fazes renascer me fazes reviver e eu quero água desta fonte de onde vens.


Benção das vestes

CELEBRANTE:     Abençoai Senhoras estas vestes que simbolizam a função que estes exercem na liturgia e que ao vesti-las possam se revestir do próprio Cristo e de seu serviço procurando imita-lo como seu modelo. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.

TODOS: Amém

(após abençoa das veste e a apersão das mesmass, os ministros são revestidos com seu paramentos enquanto se canta: Me chamste para caminhar.. logo em seguida  os ministros ficam de joelho diante do celebrante)


1.Me chamas-te para caminhar na vida contigo.
Decidi para sempre seguir-te e não voltar atrás.
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma.
É difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

Refrão: Te amarei Senhor. Eu só encontro a paz e a
Alegria bem perto de ti (bis)!

2.Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta.
Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti.
Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido.
É difícil agora eu viver sem saudades de ti.

3.Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário;
Pois conhece a minha fraqueza e o meu coração.
Vem ensina-me a viver a vida na tua presença.
No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.


CELEBRANTE: O nosso auxilio está no nome do Senhor.

TODOS: Que fez o céu e a terra.

CELEBRANTE: O Senhor esteja convosco.

TODOS: Ele está no meio de nós.

CELEBRANTE: Concedei, Senhor, a vossa bênção a estes vossos filhos, aos quais a Santa Igreja convoca para o serviço de auxiliares na administração da Sagrada Comunhão ao Povo de Deus.
Possam eles, por seu testemunho e por seu serviço a esta comunidade, ajudar a edificar a Igreja que se alimente com o Pão da Eucaristia cujos distribuídos serão. Pelo mesmo Cristo nosso Senhor.

TODOS: Amém.
E os autorizo a distribuir a Sagrada comunhão aos fiéis, segundo as normas para isso estabelecias.

+Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
TODOS: Amem.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!