JÁ PASSARAM POR AQUI !

MISSA DO CORPO E SANGUE DE CRISTO


MISSA DO CORPO E SANGUE DE CRISTO

RITOS INICIAIS

Deus nos reúne

ü Canto inicial e procissão de entrada 

ü Sinal da Cruz

ü Acolhida presidencial

    P – Sejam todos bem vindos para a festa da aliança com Deus.

Meus irmãos e minhas irmãs, eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente.

ü Sentido da celebração

   P – O pão e vinho consagrados se tornam Corpo e Sangue de Cristo. A Eucaristia revela a presença real de Cristo, como foi manifestado pelo próprio Jesus na última ceia. Pela Eucaristia, Cristo se torna presença constante na Igreja, inspirando e conduzindo seus seguidores na realização da mesma missão que desenvolveu: partilhar o pão com os pobres e viver para os outros. 

ü Ato penitencial
ü Glória
ü Oração do dia

LITURGIA DA PALAVRA

Deus nos fala

ü 1ª leitura: Êxodo 24,3-8
    C – O Sangue é o maior símbolo da vida, por isso era usado nos rituais de louvor e agradecimento a Deus. Ao selar a aliança entre Deus e o povo de Israel, mediante o sangue, evidencia-se a vitalidade deste projeto.  
 
ü Salmo Responsorial 116(115)
C – Demos graças ao Senhor por ter atendido os nossos pedidos e realizar nossos desejos de salvação.

ü 2ª leitura: Hebreus 9,11-15
    C – A carta aos hebreus retoma a simbologia da primeira aliança que vimos na primeira leitura, e afirma que o sacrifício de Cristo é a aliança eterna. 

ü Seqüência
ü Evangelho: Marcos 14,12-16.22-26
    C – As palavra de Jesus na última ceia contêm dois grandes ensinamentos: Jesus está presente verdadeiramente na Eucaristia; e sua vida e morte foram dons gratuitos, doação em prol do povo.

ü Aclamação ao evangelho

ü Proclamação do evangelho

ü Homilia

ü Profissão de fé 
ü Oração dos fiéis
ü  
    Rezemos por todo o Povo de Deus, comprometido pela aliança selada no sangue Jesus Cristo. Para que a Eucaristia renove o compromisso de viver o projeto divino no meio da sociedade.

Senhor, ouvi-nos.

    Rezemos pelas comunidades cristãs espalhadas no mundo inteiro. Que este dia de ação de graças pelo dom da Eucaristia faça crescer o  respeito e o amor para com a Eucaristia em nossas comunidades.

Senhor, ouvi-nos.

    Rezemos por todos nós, que temos a graça de participar e comungar a vida divina pela Eucaristia. Que Deus nos conceda a graça de viver comprometidos com a aliança que renovamos em cada missa.

Senhor, ouvi-nos.

    Rezemos pela Igreja e pelos pastores. Que a Eucaristia seja o centro de toda vida da Igreja, ilumine os pastores e os fiéis a sempre respeitar este grande mistério do amor de Deus por nós.

Senhor, ouvi-nos.

    Rezemos pela nossa comunidade. Que nossa vida comunitária, e cada um de nós em particular, sejamos fiéis ao compromisso de vida assumido em cada celebração eucarística.

Senhor, ouvi-nos.

LITURGIA SACRAMENTAL
Deus nos santifica

ü Ofertório

ü Oração sobre as oferendas

ü Monição para a Oração Eucarística

    C – A exemplo de nossos pais na fé, na Liturgia da Palavra nos comprometemos a fazer tudo o que o Senhor nos disser. É deste modo que viveremos a fidelidade na aliança com Deus. Agora, vamos participar da renovação da aliança com Deus que Jesus Cristo fez na cruz, uma vez para sempre. É um momento sublime, e nossa atitude de silêncio profundo, quer demonstrar nosso respeito por este tão grande mistério da fé.

ü Prefácio da Santíssima Eucaristia, I

ü Santo

ü Oração Eucarística - II

ü Monição para a Oração do Senhor

    P – No dia de nosso Batismo, foi-nos entregue a “oração do Senhor”. Desde aquele dia, sempre que rezamos o Pai nosso nos comprometemos a aceitar a vontade do Pai em nossa vida. Para que sejamos fiéis à vontade de Deus, rezemos como o Senhor nos ensinou:

Pai nosso...

ü Abraço da paz

ü Cordeiro de Deus

ü Convite para a comunhão


   P – Feliz é quem participa desta mesa sagrada e nela renova o compromisso de aliança com Deus. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

ü Canto de comunhão
ü Agradecimento 

ü Oração depois da comunhão


RITOS FINAIS

Deus nos envia

ü Avisos

ü Bênção final

ü Canto final

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!